Mochilão Record 2016 – PoA

9 Jun

No último domingo, 5 de junho, aconteceu na livraria Cultura do shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, o Mochilão Record. O evento que acontece em várias capitais do Brasil tem esse nome, pois os organizadores pedem para levar mochila porque os participantes ganham muitos livros de brinde, além dos sorteios e descontos acontecendo na livraria com os títulos da editora. Eu só ganhei o que está na foto abaixo, mas muitos saíram de lá com mais livros e duas sortudas ganharam “cheque-livros” no valor de 250 reais cada.

brindesEsse foi o segundo ano do evento em Porto Alegre. As apresentações foram feitas pela coordenadora de Merchandising e Treinamento da Record, Shirley Higaki, e pelo editor Thiago Mlaker. Além disso, eles contaram com a colaboração de Scheila Flores e Mirela Motta, dos blogs Guardiã da Meia-Noite e Cinco Garotas Exemplares, na primeira apresentação para distribuição de senhas e, na segunda, com Denise Valente e Leonardo Amarante, do blog Sacudindo as Palavras e Segredo entre Amigas, também com as senhas e na distribuição de brindes.

Devido ao espaço permitir apenas 89 pessoas, foram feitas duas apresentações. A primeira foi às 15 horas, e a segunda, por volta das 17:30h. A entrega de senhas começou às 14 horas para a primeira sessão e a outra, logo após às 15 horas. Não consegui chegar a tempo, o que fez com que eu ficasse cerca de 1 hora e meia na espera para a segunda sessão. Mas não posso reclamar, porque sei que teve pessoas vindo de outras cidades e ainda aqueles que estavam desde manhã no shopping à espera.

IMG_2009Durante a apresentação, Shirley e Thiago mostraram, principalmente, as novidades e lançamentos da editora com obras para todos os gostos e idades. Havia títulos para crianças, adolescentes e adultos, em histórias de ficção, fantasia, suspense, romances, além de publicações de youtubers e mesmo da funkeira Valesca popozuda. Este último ainda está sendo trabalhado e o objetivo é abordar assuntos femininos como sexualidade e gravidez (Valesca também é conhecida por suas letras feministas, ou seja, não é de espantar esses temas), e fazer com que o livro chegue em lugares não usuais para um público que talvez não tenha tanto costume de ler. Confesso que achei interessante a proposta. IMG_2076Outra publicação que me chamou a atenção foi “Farmácia Literária”, de Ella Berthoud e Susan Elderkin, que será lançado em agosto. A publicação funciona como um guia de indicações literárias para o mal-estar espiritual, por assim dizer, do qual o leitor está sofrendo. A ideia é: se você está com o coração partido por algum rompimento, vai ter indicações lá, ou se você estiver deprimido ou com outro “sintoma”, basta consultar essa farmácia para obter um “remédio” literário.

IMG_2059

Também achei interessante a proposta do “O amor nos tempos de #likes”, de Bel Rodrigues, Hugo Pereira, Pam Gonçalves e Pedro Pereira. Os quatro autores são booktubers e escrevem alguns contos baseados em histórias consagradas da Literatura, como Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta para falar desse sentimento chamado amor em uma época dominada pela tecnologia e internet. Ah, e não são apenas romances héteros, há pelo menos um casal gay na obra.

IMG_2068

Pra quem deseja realmente ‘ver’ como foi no dia e saber dos outros títulos que foram apresentados, além de detalhes dos brindes, é só dar play nos vídeos abaixo:

 


Enfim, foram muitos títulos apresentados, vários bacanas, mas foquei aqui nos que achei mais diferentes e, portanto, chamaram minha atenção. Esse foi meu primeiro Mochilão – e, na verdade, o primeiro em que vou cuja apresentação foi realizada diretamente pelo pessoal da editora mesmo. No último mês, descobri que há muitos eventos acontecendo na cidade realizados através da parceria entre as editoras e os blogs de leitoras-fãs. Escreverei mais sobre esses em breve, além de divulgar os que estão acontecendo este mês. Então fique atento às futuras postagens por aqui para não perder o próximo, porque vale muito a pena!  😉 

 

Anúncios

Uma resposta to “Mochilão Record 2016 – PoA”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eventos literários em junho|16 | O Mundo de Giovana - 13/06/2016

    […] mês, junho, já aconteceram alguns, como o encontro sobre o autor David Leviathan e o Mochilão da Record, mas ainda dá tempo pra ir em outros, para quem se […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: