Anime Festival Party 2013 em Belo Horizonte

28 Maio

Nos dias 17 e 18 de maio aconteceu na capital mineira o Anime Festival Party e pela primeira vez consegui ir a um animecontro que não seja o Anime Friends, em São Paulo, ou no sul do país, o que faz aumentar meu conhecimento sobre esse cenário de cultura pop no país.  

Uma das primeiras coisas que notei é como a presença da cultura pop coreana está muito forte no meio, algo que não era comum até alguns anos atrás. É preciso destacar que isso se dá principalmente através da música coreana, conhecida como K-pop. No evento, havia por toda parte pessoas dançando as coreografias de seus k-artistas preferidos e uma das atrações, inclusive, era apresentação de dança K-pop por diversos grupos (assista um no vídeo abaixo). Antigamente era mais comum ver nesses eventos danças japonesas, como Para Para. É a onda coreana, ou hallyu como chamam, alcançando o Brasil com tudo.

 

Havia muitos cosplays diferenciados, não só da cultura pop asiática, mas também da ocidental. Geralmente, onde a presença da cultura japonesa é mais forte, e falo da tradicional mesmo, não da pop, sempre vemos algum cosplay que não é exatamente de personagem de animê/mangá, mas vestimentas comuns como quimono, ou de alguma celebridade famosa que não seja exatamente desse universo otaku ocidental. Mas este não foi o caso do Anime Festival Party (AFP).

DSC_0025

DSC_0042

DSC_0009

DSC_0004

DSC_0017

O que se destacou foi ver cosplayers mais adultos no evento, fugindo de uma maioria adolescente.

DSC_0041

Muito confundidos como cosplays, embora não sejam, os estilos de modas urbanas japonesas são recorrentes pelos animencontros. Neles, sempre circulam lolitas, yamamba girls, decora, visual kei, gyaru e uma infinidade de outras (não conhece? Diferencie-os aqui). Mas pela conversa que tive com a Bruna da sala de Lolita do AFP (a mais alta na foto), em Belo Horizonte não parece ser muito forte o movimento, embora estejam se esforçando para mudar esse cenário.

DSC_0050

E as famosas plaquinhas que vemos o povo segurando com todos os tipos de mensagens possíveis estão evoluindo. Graças aos tablets já vemos aqueles que abandonaram o canetão e passam a escrever suas mensagens em telas digitais. A coisa tá ficando high tech, hein?!

DSC_0070

DSC_0048

 Enfim, gostei muito do Anime Festival Party, tanto pelas observações que pude fazer para a área da minha pesquisa (nem todas relatadas aqui), como enquanto fã, já que havia muitas atrações e também por poder experimentar novidades, como jogar Munchkin pela primeira vez (pra quem me conhece sabe que desses jogos de cards e RPG entendo muito pouco…). Isso sem falar nos vários mangás e camisetas de Game of Thrones que pude comprar! O único arrependimento é não ter uma câmera fotográfica decente e as fotos terem ficado ruinzinhas assim por serem de celular. Mas valeu muito a pena conhecer esse animencontro mineiro!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: