Curso sobre a História da Literatura de Ficção Científica

25 Ago

Para quem gosta de Literatura e Ficção Científica e quer saber mais sobre o assunto, aí está uma grande oportunidade, pois quem ministrará as aulas é Fábio Fernandes, especialista no assunto por atuar tanto como tradutor e pesquisador nessa área, tendo recentemente realizado a curadoria do Invisibilidades III.

Mas, atenção as vagas são limitadas e estão acabando! A seguir as informações sobre o curso, retiradas do site Espaço Terra:

O que é Ficção Científica? O que há nessa expressão que provoca tanto interesse e fascínio em uns, e ao mesmo tempo mexe com o imaginário popular por meio de toda uma simbologia muito específica veiculada principalmente pelo cinema, como robôs, espaçonaves e alienígenas? O que nem todo mundo sabe é que a Ficção Científica começou como um gênero literário e sua manifestação como tal foi e continua sendo uma verdadeira revolução que move a cultura, mais até que o cinema. As três leis da robótica, o ciberespaço, o Second Life, tudo isso existe no mundo real hoje, mas foi criado pelas mentes de escritores de ficção científica. O curso apresentará um panorama da literatura do gênero desde sua criação “explícita” por Hugo Gernsback em 1926, com um passeio pelos antecessores diretos (Jules Verne, Edgar Allan Poe e H.G.Wells) até os dias de hoje, com autores pós-modernos que advogam uma repaginação da Ficção Científica como um gênero híbrido, como Jeff VanderMeer e China Miéville, que trabalham com vertentes como o Steampunk e o New Weird.

O objetivo do curso é mostrar aos alunos, por meio dos clássicos antigos e modernos da literatura do gênero, as mudanças pelas quais o conceito de ficção científica passou ao longo do tempo e sua influência na cultura, não só no cinema nas adaptações, mas também no cotidiano, graças ao advento da cibercultura, dos games e dos dispositivos móveis.

Fábio Fernandes é Jornalista, tradutor. Escritor, roteirista e dramaturgo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Traduziu obras como  Neuromancer,  Fundação e Laranja mecânica. É autor do romance Dias de peste (2009).

***

Público-alvo: Estudantes, escritores diletantes, professores e pessoas interessadas.

Certificado: Será conferido pela Universidade Cruzeiro do Sul e o Espaço Terracota.

Início: 11 de setembro de 2010

Duração: 18 horas

Horários: Sábados, das 9h às 12h.

Nº de alunos por turma: 25 vagas .

Local do Curso: Espaço Cultural Terracota – Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – Aclimação – São Paulo

Investimento: 120 reais (pode ser pago em 2 vezes)

Baixe o plano de aula completo clicando aqui

Dúvidas, informações: 11-2645-0549

Matriculas pelo email: contato@terracotaeditora.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: